28 de setembro de 2014

Cronograma Capilar - Como acabar com o cabelo estragado

Oi babes!
Hoje venho mostrar-vos como acabar com o cabelo seco e as terríveis pontas espigadas, que é um inferno para muitas meninas.
Encontrei o youtube da Julia Doorman, que tem dicas fantásticas e receitas caseiras de como hidratar e nutrir o cabelo. Ela também tem um blog que é o Cabelos de Rainha onde encontrei um cronograma capilar que comecei a fazer há 2 meses e já não tenho quase nenhuma ponta espigada nem o cabelo seco, e acreditem, o meu cabelo espigava sempre, e eu tenho imenso cuidado com ele.
Claro que não vão ter resultados visíveis logo no início, é um cronograma que tem que ser seguido à risca durante bastante tempo mas acaba 99% com as pontas espigadas.
Deverão fazer as máscaras com intervalos de 48h, não devem exagerar pois pode danificar o cabelo, o cabelo fica muito pesado e os fios partem mais facilmente.
No fim do 1º mês já não tinha quase pontas espigadas nenhumas, mas ao passar os dedos pelos cabelos prendia muito nas pontas, tinha as pontas ainda muito secas. Então eu mandei-lhe mensagem no facebook a tirar algumas duvidas e ela disse-me que tinha que continuar com o cronograma e a fazer sempre 2 hidratações por semana. Eu continuei e realmente agora está muito muito melhor. Espero que seja desta que vou conseguir deixar crescer o cabelo.
Ela também tem um video no canal a mostrar como cortar o cabelo em casa e é isso que também tenho feito. É super fácil!!



O cronograma que estou a fazer é este a baixo, eu faço o cronograma completo, mas quem não tiver o cabelo assim tão estragado pode fazer, por exemplo, uma hidratação por semana, uma nutrição de 15 em 15 dias, etc.



Este cronograma encontrei num blog de uma das nossas meninas portuguesas, que estou aqui a matar a cabeça para me lembrar do nome mas não consigo, mas assim que me lembrar venho aqui dizer. 
No fim deste mês vou começar a fazer este 2º cronograma para ver se vai fazer alguma diferença, mas penso que deve ser praticamente a mesma coisa.


Agora vou mostrar-vos as diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução.
As máscaras de hidratação deverão ter como ingredientes silicones, deverão ser à base de frutas, aloe vera, álcool modificado, vegetais, pantenol, açúcares, colagéneo, vitaminas, glicerina...
Nos dias em que fazem hidratação, lavam o cabelo normalmente e no fim deixam a máscara actuar no vosso cabelo durante 20/30 minutos, ou o tempo indicado nas embalagens pois se ficar demasiado tempo no cabelo pode danificá-lo.
Enxaguar o cabelo muito bem para tirar toda a máscara, este passo é muito importante.

Eu estou a usar estas duas máscaras.
Comprei a da Herbal Essences porque foi a única que encontrei no Continente, custa 5.79€, e contém 200ml
, no Intermarché está cerca de 1€ mais cara. Cheira super bem e faz o seu trabalho.
No Intermarché podem encontrar esta máscara da Skala apenas por 3.79€ e tem 1kg, cheira super bem e estou a adorar, notei logo imensa diferença no meu cabelo na primeira vez que a usei.



As máscaras de nutrição deverão ser compostas por óleos (karité, cacau, abacate, etc), proteínas hidrolisadas e óleos vegetais.
Eu costumo usar óleo de amêndoas doces, mas também podem usar azeite ou óleo de côco, e deixo no cabelo 1h e depois lavo o cabelo normalmente.
Nos dias em que não tenho muito tempo costumo usar esta máscara



A reconstrução só se deve fazer 1 vês por mês pois pode deixar o cabelo muito pesado. Só quem tem o cabelo mesmo super danificado é que pode fazer 2 vezes por mês no início do cronograma.
As máscaras de reconstrução são à base de queratina, proteína, trigo, colagéneo, aminoácidos, arginina, cisteína...
No dia em que se faz a reconstrução deve-se lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduos, por exemplo, shampoos transparentes ou anti-oleosidade, que vão retirar toda a sujidade e abrir as cutículas dos cabelos, para que estes absorvam melhor o tratamento que lhe vamos fazer.
Deixamos o cabelo secar cerca de 30% e depois aplicar queratína líquida e deixar durante 10 minutos.
A queratina líquida que estou a utilizar é esta da Anian, que comprei no Jumbo por volta dos 5€.
Gosto imenso do resultado da reconstrução mas também podem fazer cauterização, que podem ver como se faz neste post: Como fazer Cauterização em casa.



Depois dos 10 minutos com a queratina, aplicar (por cima da queratina líquida) uma máscara reconstrutora e deixar 20 minutos.
De momento estou a usar a da Tresemmé porque já tinha cá em casa, mas quando acabar vou começar a usar a Total Repair da L'oréal que já vi muitas meninas a dizerem que é muito boa e a minha cunhada também usa e fartou-se de a elogiar.



Não se esqueçam de enxaguar muuuuuito bem o cabelo para que não fiquem restos de máscara.
Tentem ao máximo deixar o cabelo secar ao natural ou se secarem sequem com o ar frio, e usar sempre protector térmico quando usam o secador e o ferro de esticar.
No fim espalhar pelos fios umas gotinhas de sérum para fechar as cutículas.
Devem tentar lava o cabelo com água fria ou no máximo morna, nunca com água muito quente. A água fria dá brilho ao cabelo e fecha as cutículas.
Uma coisa que muitas meninas não sabem, eu própria cometia sempre este erro, é que não devem colocar as mãos dentro das máscaras, pois vai azedar a máscara e ela deixa de fazer o efeito desejado. Eu costumo tê-las num local seco, para que não entre água, e coloco com uma colher numa tacinha antes de ir tomar banho.

Espero não me esquecer de nada e que vocês tenham gostado do post. 
Se tiverem alguma dúvida estão à vontade para perguntarem, beijocas :D

7 comentários:

Beauty dream disse...

Opa tive a ler tudo com muita atenção :b beeeem nao tinha noção sequer que era possível fazer um tratamento assim ao cabelo em casa :b adoreei todas as dicas! quero jáá seguir um plano destes :D obrigada minha querida :)
Beijinhos*
Blog | Youtube | FB

sarabarrias disse...

Achei o post bem interessante e vou experimentar porque o meu cabelo espiga muito, mesmo sem usar secadores e tendo bastante cuidado com os hábitos que tenho para com ele.
Nesse cronograma, tem um número aconselhado de vezes que se lava o cabelo por semana ou podemos ter a nossa rotina habitual? Beijinho.

http://athousandsunrays.blogspot.pt/

Magda Carvalho disse...

Não sabia deste programa anotei algumas sugestões.
bjs
http://retromaggie.blogspot.pt/

RaquelA disse...

acho que vou começar a fazer :)

Já vi queratina na carlos santos :) passa lá que nem é muito caro :)

liliana p disse...

Post muito útil, óptimas dicas!! Já usei aquela máscara da Treseme e adoreii!

Ânia Morouço disse...

Achei super interessante, o meu cabelo como está muito comprido está muito seco nas pontas. Amanhã vou cortar e acho que vou começar a fazer esta rotina em casa para ver se não volta ao mesmo estado!
Ótimo post, mais uma vez!
Beijinhos :)

Joana Ramos disse...

O meu cabelo anda tão mal que chora XD
http://moonisnotaliar.blogspot.pt/