11 de dezembro de 2014

Como fazer Cauterização em casa

Olá minhas lindas!
Hoje venho mostrar-vos como fazer cauterização em casa! E o que é a cauterização? A cauterização é um tratamento capilar indicado para quem faz processos químicos e para quem sofre com cabelos danificados, quebradiços e sem brilho. Ou também se pode fazer quando achamos que os nossos cabelos precisam de uma boa hidratação e reconstrução. Este processo trata da reconstrução da camada externa dos fios, com o objectivo de repor massa, proteínas e selar os nutrientes da queratina nos fios com o alisador de cabelo.

No post onde falei do meu cronograma capilar (Cronograma Capilar - Como acabar com o cabelo estragado) este é o passo a realizar no dia da Reconstrução, que normalmente é feito uma vez por mês, mas para quem tem o cabelo muito estragado é recomendável fazer duas vezes por mês, dependendo do estado do cabelo, pois feito em excesso pode enrijecer os fios e estes podem começar a quebrar.
Com o uso de procedimentos químicos, as cutículas dos fios começam a abrir e acabam por perder componentes que são essenciais para o nosso cabelo, por esse motivo deveremos repor essa "massa" fazendo hidratações, nutrições e reconstruções.


Vamos lá então explicar como podemos fazer cauterização em casa sem ter que gastar uma fortuna no cabeleireiro:
Primeiro, deve-se lavar os cabelos com um shampoo anti resíduos, ou seja, um shampoo para a oleosidade ou transparente, pois esses shampoos limpam o cabelo em profundidade e abrem as cutículas dos fios para que a hidratação que se vai fazer a seguir tenha uma melhor absorção.
Depois de lavar o cabelo, apenas com shampoo, deve-se retirar o excesso de água com uma toalha. Em seguida, separa-se o cabelo em mechas, espalha-se bem a máscara massajando os cabelos e deixa-se agir por 30 minutos.
Depois de passar os 30 minutos, deve-se lavar muito muito bem os cabelos retirando toda a máscara. É essencial que não fique nenhum resto no cabelo pois prejudica imenso os fios. Novamente, deve-se secar muito bem o cabelo com uma toalha.
No próximo passo, aplica-se a queratina por todo o cabelo (evitando o couro cabeludo). Podem encontrar queratina líquida no Jumbo por 4,99€, se não me engano. Podem pensar que é um pouco caro para a quantidade que tem mas dura imenso.
Depois de se espalhar a queratina pelo cabelo, deixando-o bem húmido, passa-se para o passo seguinte onde se vai secar o cabelo muito bem com o secador (com a queratina no cabelo, sem enxaguar). Depois de ter o cabelo bem seco, separa-se por mechas e passa-se com o alisador, mecha por mecha, umas 3 vezes, no máximo 4, para que a queratina fique selada nos fios.
Aconselho a usarem um protector térmico antes de secarem o cabelo e de utilizarem o alisador, para proteger os fios.
E pronto, já está, bem fácil não é? Claro que é preciso algum tempo, mas o resultado final compensa, pois ficamos com os cabelos muito mais fortes e protegidos.
Não estranhem se o vosso cabelo ficar demasiado pesado e grosso, é normal, é o resultado da queratina, mas no dia seguinte ou depois de o lavarem ele vai ficar macio, e apenas devem fazer hidratação 48h depois.

Já fiz este processo 3 vezes e adoro o resultado, e por isso estou a partilhá-lo com vocês.
Espero que gostem, experimentem e depois contem-me o que acharam :)
Beijocas meus doces, desculpem a minha ausência.

2 comentários:

Sophie Photograph disse...

uhhh tenho que experimentar !

Boa dica querida :D

Beijinhoooooos ( e post finalmente muahaha)

Mara Varela disse...

Vou exprimentar, tenho o cabelo mesmo a precisar.
Que tipo de mascara aconselhas?
Beijinhos

http://omeususpiroroubado.blogspot.pt/