13 de dezembro de 2014

Os 7 Pecados Capilares

Olá meninas!
Já devem ter reparado que ultimamente tenho falado muito sobre cabelos aqui no blog. É verdade, desde que comecei a colocar em prática o cronograma que vi no blog Cabelos de Rainha, tenho andado um pouco "obcecada" com o meu cabelo. Tento fazer tudo certinho e a verdade é que noto uma diferença gigante no meu cabelo :) As pontas espigadas e secas? Já não existem!!!

No último post mostrei como podem fazer uma Cauterização em casa, é muito fácil e deixa o nosso cabelo super forte. Hoje venho dizer-vos quais os 7 pecados mortais que fazemos aos nossos cabelos quase todos os dias e que nem nos apercebemos.




1. Esfregar o cabelo com a toalha.
Depois de sair do banho, normalmente costumamos esfregar o cabelo com a toalha para retirar o excesso de água. Está MAL, muito mal. Isso nunca se deve fazer, pois ao esfregar o cabelo, vamos estar a estragar os fios e fazendo com que as cutículas se abram, ou seja, mais pontas espigadas. O que se deve fazer é, apenas, apertar o cabelo com a toalha.

2. Deixar restos de condicionador ou máscara no cabelo. 
Quando era mais nova tinha muito esta mania. Não enxaguava totalmente o cabelo a pensar que se ficassem restos de condicionador que isso iria fazer o cabelo mais macio, mas faz completamente o contrário. Como estes produtos possuem químicos na sua composição, estes vão estragar os nossos fios ressecando-os e fazendo com que se partam mais facilmente, por isso lembrem-se sempre de enxaguar o cabelo muito bem até a água começar a sair limpa.

3. Dormir com o cabelo molhado.
Eu tento ao máximo nunca dormir com o cabelo molhado ou húmido, pois isso vai fazer com que comecem a crescer fungos no couro cabeludo o que irá enfraquecer o cabelo, provocar queda ou até aumentar a probabilidade de ganhar caspa.

4. Atar o cabelo ainda molhado.
Este caso é idêntico ao ponto anterior, ou seja, se os cabelos ficarem molhados por muito tempo, isso irá fazer com que apareçam fungos, o aparecimento de caspa e o enfraquecimento dos fios, o que leva à queda. Se fazem isso para controlar o volume do cabelo, então apostem num leave-in/sérum.

5. Lavar o cabelo com água quente.
A água quente deve ser evitada porque pode provocar irritações no couro cabeludo e maior produção de sebo, o que vai originar um aumento de oleosidade na raiz. O excesso de oleosidade inibe o crescimento do cabelo, por isso, deve-se evitar lavar o cabelo com água quente porque o couro cabeludo precisa de respirar. Lavar com água fria faz com que as cutículas do cabelo selem e dá mais brilho ao cabelo.

6. Secar com a temperatura do secador muito elevada e próximo do cabelo. 
Ao secar o cabelo, devemos posicionar o secador a pelo menos 30cm de distância e a temperatura deve ser média ou fria. Secar com a temperatura fria ajuda a fechar as cutículas e dá mais brilho ao cabelo. Evitem direcionar o calor para o couro cabeludo, pois isso vai aumentar a oleosidade na raiz. Antes de se secar o cabelo deve-se utilizar, obrigatoriamente, um protector térmico para que o calor não prejudique tanto os fios, e no fim, usar um sérum para selar as cutículas.

7. Utilizar o alisador de cabelo nos fios molhados ou húmidos.
Passar o alisador de cabelo nos fios ainda molhados é o pior pecado de todos. Ao fazerem isso, podem sentir o cheiro e ver o fumo dos danos que estão a causar nesse momento. Quando os cabelos estão molhados ou húmidos, tornam-se mais elásticos e quebram-se e queimam facilmente, por isso NUNCA devem utilizar o alisador sem terem os cabelos totalmente secos.


8 comentários:

Beatriz C. disse...

O meu único pecado é lavar o cabelo com água quente, mas com este frio não me atrevo a usar água fria! Beijinhos,
Neptune's Secrets Blog | Facebook | Tumblr

Sophie Photograph disse...

Por acaso já tinha visto isso, mas por acaso as únicas duas coisas que faço mesmo é lavar o cabelo com água quente (que ninguém me a tire se não da-me coisas ruins) ahah e é esfregar o cabelo, que ele coitado demora seculos para secar e mais é curto ahah!

Gosteiiiiii :D
Beijinhoooo*

http://wordsofsophie.blogspot.pt/

Mara Varela disse...

Boas dicas sobre cabelos :)
Também gosto de estar sempre a experimentar novos produtos, neste caso mascaras. Optei por comprar a Elvive Total Repair 5, que tinhas indicado no post, já usei o shampoo e gostei muito.
Beijinhos

Neuza L.A disse...

Boas dicas :)
Nomeei-te para uma TAG: Have a very bloggy christmas.
http://sweetestlittlethiings.blogspot.pt/2014/12/tag-have-very-bloggy-christmas.html
:)
Beijinhos

Catarina EpiPor disse...

Olá Linda ...
Post sobre cabelos? Quem não gosta de ler?!!!

Quero convidar-te para passares pelo meu blog:
http://desaltosaltosnacozinha.blogspot.pt/ , aparece ... Será um prazer ; )) ...

Sophie Photograph disse...

http://wordsofsophie.blogspot.pt/2014/12/tag-sophie-e-o-natal.html
Ola querida :)
esta ai o Link da TAG de Natal portanto toca a responder ás perguntas de lá porque nomei-te :p

Beijinhooooo

sarabarrias disse...

Nunca tive nenhum desses hábitos e o meu cabelo sempre foi uma desgraças, só crescia gastando dinheiro em suplementos. Agora não me preocupo mais, tenho um pixie cut e sou feliz (;

Aproveito para dizer que tive de nomear blogs para responder a uma TAG de Natal e escolhi o teu. Caso queiras aceitar tens as questões aqui: http://athousandsunrays.blogspot.pt/2014/12/tag-have-very-bloggy-christmas.html

Um bom Natal! (:

Diana Oliveira disse...

Confesso que cometia alguns dos erros mencionados algo que estou a tentar mudar ^^
Bom post!

beijinho <3